sábado, 15 de agosto de 2020

Roubadores de Opinião

         Começo a construir a premissa que não existem formadores de opinião, ao meu ver opiniões não se partem de uma narrativa única, ninguém forma a opinião do outro, a minha opinião começa realmente a se formar mediante estudos próprios e até mesmo diversidades de pensamentos, ideologias, pesquisas etc, eu posso dizer mais que uma opinião se constrói do que se forma, cada um tem a sua opinião e nenhuma é igual a outra, posso ser um influenciador mas, se você comprar cem por cento do meu ponto de vista isso não será a sua opinião, opinião é justamente o meu parecer pessoal.

          Você pode dizer, Roger, discordo deste teu texto, isso me alegra profundamente pois mostra que você está entendendo!! Estes que "emitem" a sua opinião e por ela arrebatam uma legião de fãs muitas vezes podem estar utilizando de você para promover a sua forma de  pensar, isso mesmo! Não há contradições, a opinião continua sendo: cada um tem a sua, as vezes é você que renuncia de ter o direito de emitir a sua própria opinião e se embarca as vezes até mesmo com zero por cento de senso crítico somente por gostar daquela pessoa, ter a mesma linha de raciocínio não significa ser cem por cento de acordo com a narrativa alheia, desenvolver o senso crítico é você ter a sua opinião pessoal que certamente não se iguala a ninguém.

          É de extrema necessidade que  possamos desenvolver o nosso senso crítico, isso nada tem a ver com ser inteligente, mas com o exercício de analisar, fazer uma análise de tudo, concordar e discordar fazem parte deste eterno exercício, ler, estudar, conhecer diferentes pontos de vistas, ter um conhecimento bom do assunto.

          Mesmo quando construímos uma opinião, não existem formadores de  opinião até porque, opinião pode ser mudada, e ter a humildade de se reconhecer errado é uma linda virtude, não existe opinião formada justamente porque ela pode  ser derrubada e reconstruída, buscamos constantemente acertar mas convivemos também com os nossos erros. Grandes descobridores e pensadores já reformularam suas teses,  muitas destas teses e descobertas servem para bases de  estudos escolares e até mesmo acadêmicos, você por exemplo, pode se "formar" psicólogo e discordar  Freud, o pai da psicanálise, pensar diferente dele pode fazer de você um descobridor de um novo caminho da psicologia, e porque não? Justamente, grandes pensadores e descobridores existiram porque eles se permitiram pensar fora da casinha.

          Por exemplo, quando se constrói sua opinião pessoal você se aproxima de uma ideologia, as vezes torna-se necessário se posicionar e não se tornar isento por exemplo: na política me considero com a visão de direita mas não concordo totalmente com todas as suas diretrizes, pois acima de ideologias há sua opinião pessoal.

          A única verdade absoluta é Jesus: em João 8 ele diz ser o caminho, a verdade e a vida, mesmo assim, é permitido você duvidar desta verdade, a sua opinião é livre para discordar que Jesus é a verdade! Eu sempre disse: a única verdade é Jesus! O resto é ponto de vista! Mas esta frase eu criei, eu construí como minha opinião, minha verdade, e o que digo em relação que tudo fora de Jesus é ponto de vista é que, num tema eu tenho meu ponto de vista e você tem o seu então, eu tenho a minha verdade e você tem a sua, estas verdades nunca serão absolutas, sempre pode haver novos materiais que possam mudar a constância da minha verdade: enfraquecê-la ou fortalecê-la, e a nossa opinião estará sempre em construção.


Roger C. Dantas


3 comentários:

  1. Psicologicamente falou tudo. Terminando e concluindo com a única verdade: jesus. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Cada um tem sua opinião seu ponto de vista não podemos exigir de ninguém o que eu sinto e penso Jesus é o caminho a Verdade EA vida pra mim mas Deus nos fez livres abraço irmão Roger

    ResponderExcluir